style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Guto Guterres, divulgação/No jantar de posse, o deputado Pimenta ao lado do deputado Valdeci Oliveira (à esq.), da ex-deputada Manuela D'Ávila e dos deputados Luiz Fernando Mainardi (segundo, a partir da dir.) e Edgar Pretto (à dir.)
O deputado federal Paulo Pimenta assumiu, na manhã de sábado, a presidência do PT gaúcho no lugar do deputado estadual Pepe Vargas em ato realizado no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre, e que foi acompanhado por outros santa-marienses como o deputado estadual Valdeci Oliveira, o vereador Valdir Oliveira, o presidente da sigla na cidade, Sidnei Cardoso, e o ex-presidente Raul Vilaverde. Principal liderança do PCdoB e pré-candidata à prefeitura da Capital, a ex-deputada Manuela D'Ávila também prestigiou a posse nova cúpula estadual do PT.
Durante a cerimônia, o novo diretório aprovou uma moção de repúdio ao pacote do governo Eduardo Leite (PSDB), que pode começar a ser votada amanhã na Assembleia Legislativa. Os petistas, ainda, gravaram um vídeo cantando parabéns para ex-presidente Dilma Rousseff, que completou 72 anos no sábado.
Partilha do pré-sal ficou menor do que o previsto
Já na noite de sexta-feira, ocorreu um jantar de confraternização e de posse com a presença dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro e deputados estaduais e federais, entre outros petistas. Em sua manifestação, o ex-governador com carreira política iniciada em Santa Maria destacou o papel de Pimenta em nível nacional na defesa da liberdade do ex-presidente Lula, solto em novembro. "O presidente Pimenta era até então um líder importante do nosso Estado e passou a ser uma referência política nacional", completou Tarso.
Já Pimenta destacou que "nesse último período, foi um dos períodos mais difíceis da vida do nosso partido", referindo-se à prisão de Lula e à luta pela democracia. "Companheiros e companheiras! Estou muito entusiasmado com a nossa nova direção para construirmos nossa unidade. Temos a obrigação, neste momento histórico, de reconstruí-la (unidade)", afirmou Pimenta, sinalizando que o PT deve repetir a aliança feita para o governo do Estado com o PCdoB, mas agora à prefeitura de Porto Alegre apoiando Manuela.
Para fechar: o ato político na noite de sexta-feira foi conduzido por uma petista muito próxima de Pimenta: Misiara Oliveira, ex-vereadora e ex-secretária de Assistência Social em Santa Maria.